
Fortaleza, abril de 2025 — Em alusão ao Abril Marrom, que é uma campanha do Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre importância da Saúde Ocular e da prevenção da cegueira, o CAVIVER – Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer, realiza uma ação especial de saúde ocular nos dias 12 e 13 de abril, no Shopping RioMar Fortaleza. A iniciativa tem como foco a prevenção da cegueira infantil, oferecendo gratuitamente o Teste do Olhinho para todas as crianças que visitarem o espaço.
A ação acontece em parceria com a SOCEP – Sociedade Cearense de Pediatria e SCO Sociedade Cearense de Oftalmologia. Contará com a presença da Dra. Islane Verçosa, presidente do Caviver e Dra. Ana Valéria Teixeira, presidente da SCO. O objetivo é promover o diagnóstico precoce de doenças oculares congênitas, que muitas vezes não apresentam sintomas, mas que podem levar à perda irreversível da visão se não forem diagnosticadas e tratadas em tempo oportuno.
“Sabemos que o shopping é um local de grande circulação de crianças, adolescentes e famílias. Esperamos que essa ação contribua para sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, evitando casos de cegueira evitável e proporcionando mais qualidade de vida”, destaca Dra. Islane.
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o Brasil possui cerca de 1,6 milhão de pessoas com cegueira e 4 milhões com baixa visão, mesmo após correção óptica. A maioria desses casos poderia ser evitada com ações como o Teste do Olhinho, que é obrigatório por lei (Lei nº 12.303/2010) e deve ser realizado em todas as maternidades públicas e privadas do país.
O que é o Teste do Olhinho?
Também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um exame rápido, indolor e essencial nos primeiros dias de vida do bebê. Com a ajuda de um oftalmoscópio, o profissional de saúde analisa o reflexo da luz nas pupilas. A ausência ou alteração desse reflexo pode indicar doenças graves como:
“Assim como o teste do pezinho e da orelhinha, o Teste do Olhinho salva vidas e garante um futuro com mais luz para nossas crianças.”
Por que Abril? Por que Marrom?
A campanha Abril Marrom foi idealizada em 2016 pelo médico oftalmologista Dr. Suel Abujamra, e abril foi escolhido por ser o mês de nascimento de José Álvares de Azevedo (08/04), introdutor do sistema Braille no Brasil. A cor marrom representa a cor de íris mais comum entre os brasileiros.
Sobre o CAVIVER
Completando 10 anos em novembro desse ano de 2025, o CAVIVER é uma referência na prevenção à cegueira infantil no Estado do Ceará, oferecendo atendimento especializado e gratuito, para crianças diagnosticadas com catarata, glaucoma e retinopatia da prematuridade, que estejam em situação de vulnerabilidade social, através de consultas, cirurgias, reabilitação visual, acompanhamento psicossocial até os 15 anos de idade.
Para mais informações e agendamento de entrevistas:
Conceição Santana
CAVIVER
(85) 9.9833-9167
(falecomcaviver@gmail.com)
www.caviver.org.br
Acolher crianças em situação de vulnerabilidade social com as principais causas de cegueira, proporcionando em tempo hábil o tratamento clínino e/ou cirúrgico, de forma gratuita, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o convívio social.
Acolher crianças em situação de vulnerabilidade social com as principais causas de cegueira, proporcionando em tempo hábil o tratamento clínico e/ou cirúrgico, de forma gratuita, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o convívio social.
Contatos