Prevenir e tratar a cegueira evitável e/ou tratável em
crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
A Catarata Congénita é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do parcial ou total do cristalino, que é a lente transparente do olho. Congénita, pois a criança pode nascer com a catarata (uni ou bilateral), ou a opacidade pode surgir após alguns meses, podendo levar a cegueira. Por isso a importância do Teste do Olhinho na alta da maternidade e em toda consulta de puericultura no primeiro ano de vida da criança.
A opacidade do cristalino, doença conhecida como Catarata, é bem comum em idosos devido ao envelhecimento natural da lente do olho mas, além de congénita, a Catarata pode surgir na criança de qualquer idade devido a alguns fatores como traumas, uso inadequado de algumas medicações, como complicação de alguma outra doença, ou por excesso de exposição a luz solar. O importante é estar atento e iniciar o tratamento.
O Glaucoma Congénito é uma condição herdada ou causada pela má formação genética dos olhos que afeta desde recém-nascidos até crianças de mais idade dentro do desenvolvimento na primeira infância. A principal causa da doença é 0 aumento da pressão ocular devido ao acumulo de líquido no local. Isso afeta o funcionamento do nervo óptico e pode levar a cegueira irreversível, caso nao seja tratada à tempo.
A Retinopatia da Prematuridade é uma doença que pode ocorrer quando o bebé nasce muito prematuramente e, devido a essa situação acontecem interrupções no crescimento dos vasos sanguíneos que irrigam a retina. Ao retomar esse processo, percebe-se um crescimento desorganizado com fluxo de sangue intenso nos vasos, podendo ocasionar lesões de pequeno ou grande porte que levam a cegueira ou a graves sequelas visuals.
Acolher crianças em situação de vulnerabilidade social com as principais causas de cegueira, proporcionando em tempo hábil o tratamento clínico e/ou cirúrgico, de forma gratuita, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o convívio social.
Contatos