Workshop de Mobilização de Recursos no Terceiro Setor Chegou à Fortaleza

Fortaleza recebeu o workshop de mobilização de recursos do Dia de Doar

Nesta quinta-feira, dia 25 de julho, Fortaleza foi palco de um importante evento para profissionais do terceiro setor: o primeiro workshop de mobilização de recursos. Este evento, que contou com valor solidário, começou às 08:30h nos auditórios do Duets Office Towers, e foi realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). A capacitação faz parte do projeto “Minha História de Doação”, um podcast itinerante que percorre o Brasil de norte a sul, compartilhando histórias inspiradoras de doação e articulação no terceiro setor.

 

Capacitação com Carol Farias, líder do Dia de Doar

O workshop foi ministrado pela Carol Farias, líder do ‘Dia de Doar’ no Brasil e referência em ativismo pela cultura de doação. O público-alvo foram pessoas que atuam em organizações de impacto social e buscam fortalecer suas iniciativas na região. Carol Farias destaca a importância do evento: “O Dia de Doar mostra que todas as pessoas são potenciais doadoras e estamos falando de todo tipo de doação, em diferentes contextos e cenários. O objetivo é apresentar exemplos de como podemos usar nossas redes de apoio para promover a participação da população no dia a dia das organizações sem fins lucrativos. A troca de experiências e o networking promovidos foram essenciais para a criação de uma rede de apoio e colaboração entre as organizações participantes com um objetivo único em comum: Realizar o Primeiro evento ‘DOA FORTALEZA’ que tem previsão de acontecer no dia 30 de novembro deste ano, véspera do Dia de Doar que acontece dia 03 de dezembro.

 

Conteúdos Essenciais para a Mobilização de Recursos

Os participantes do workshop tiveram acesso a temas cruciais para a efetividade das campanhas de arrecadação de fundos, incluindo a importância do Dia de Doar e como se desenvolve a construção de uma cultura de doação sólida no Brasil. Com conhecimentos e técnicas avançadas de mobilização de recursos, os participantes estão melhor preparados para enfrentar os desafios do cenário filantrópico brasileiro, podem aumentar a eficiência de suas campanhas e garantir a sustentabilidade de suas iniciativas.

 

Programação do Workshop

Durante a manhã, do dia 25, cada participante foi recepcionado com a apresentação musical do cantor Bruno Calaça com o Projeto #BrunoCantaMPB. Na sequência, houveram falas da Executiva de Captação Social do CAVIVER, Conceição Santana e da Consulta de Captação no Terceiro Setor, Bia Gurgel. A jornada oferecida pela Carol Farias começou,  primeiro, com o tema:  “O que é o Dia de Doar e o Cenário da Filantropia Brasileira”, apresentando uma introdução ao movimento global do #GivingTuesday e uma análise do cenário atual da filantropia no Brasil, com dados e tendências. O segundo tema, “Comunicação de Impacto, Narrativas e Redes Sociais”, focou em técnicas de comunicação que inspiram e engajam, construção de narrativas poderosas e uso estratégico das redes sociais para ampliar o alcance das campanhas.

Após o coffee break, mais dois temas foram explorados: “Parcerias”, que tratou da importância de estabelecer parcerias diversificadas e identificação de parceiros potenciais e estratégias de colaboração, e “Planejamento e Estratégias”, que abordaram os elementos-chave de um planejamento eficaz e ferramentas e técnicas para desenvolver estratégias de sucesso. No final do workshop, foi entregue um certificado de capacitação para os participantes.

 

Projeto “Minha História de Doação”

O workshop é parte do projeto “Minha História de Doação”, um podcast que está em uma jornada por 17 cidades brasileiras, buscando histórias inspiradoras de doação e articulação no terceiro setor. O objetivo é promover um país mais solidário.

O projeto é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma Cultura de Doação. Conta com apoio financeiro da Rede Comuá e apoio estratégico da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, além de parcerias com o Observatório do Terceiro Setor e a MOL Impacto.

 

Inscrições

As inscrições foram limitadas e realizadas pela própria equipe CAVIVER, que foi a Instituição Anfitriã neste grande acontecimento. Para mais informações sobre esta e outras realizações, explore nosso site e, também, as nossas redes sociais: @vemcaviver.

Cadastre-se para maiores informações!

Acolher crianças em situação de vulnerabilidade social com as principais causas de cegueira, proporcionando em tempo hábil o tratamento clínino e/ou cirúrgico, de forma gratuita, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o convívio social.

AS MAIS LIDAS